SEINTEC

MARCOS LEONEL DE SOUZA

Chefe de Serviço

depprnit@educacao.sp.gov.br

(18) 3226-3677



Atribuições (De acordo com a Resolução SEDUC nº 108, de 28 de Julho de 2025)

Artigo 138 – Os Serviços de Informações Educacionais e Tecnologia contam com a Seção de Tecnologia, vinculada à Coordenadoria Geral de Estratégia e Governança Digital, e possuem as seguintes competências:

  • Gerenciar:
    • os recursos e serviços de inclusão digital;
    • os recursos e ambientes tecnológicos de informática.
  • Participar de sistemas de avaliação, externos e internos, em apoio às unidades centrais responsáveis da Secretaria que envolvam tecnologia.
  • Definir prioridades e acompanhar a execução de atividades que requeiram uso simultâneo dos recursos informatizados da Unidade Regional de Ensino.
  • Organizar e manter atualizados portais eletrônicos, conforme diretrizes e padrões definidos pela Coordenadoria Geral de Estratégia e Governança Digital.
  • Administrar os processos de coleta de informações na Unidade Regional de Ensino e nas escolas sob sua circunscrição.
  • Promover o uso estratégico dos recursos tecnológicos, com foco em iniciativas e projetos prioritários.
  • Organizar e gerenciar recursos humanos e tecnológicos para alocar de forma eficiente em projetos mais críticos no ambiente educacional.
  • Apoiar e acompanhar pesquisas, aplicação de avaliações estaduais, nacionais e internacionais de desempenho da educação e outras informações solicitadas.
  • Oferecer suporte às escolas na área de tecnologia da informação.
  • Capacitar e orientar os profissionais da Unidade Regional de Ensino e das escolas no uso dos sistemas, plataformas e ferramentas digitais disponibilizadas pela Secretaria.
  • Gerenciar o sistema de entrada de demandas tecnológicas, incluindo o recebimento, triagem, encaminhamento e acompanhamento de chamados.
  • Estabelecer interface com escolas e demais Serviços e Seções, para coleta de informações necessárias ao atendimento de demandas técnicas.
  • Analisar solicitações, dúvidas e sugestões recebidas no processo de atendimento, subsidiando o planejamento e a tomada de decisão na área de tecnologia.
  • Realizar estudos e análises visando ao aprimoramento contínuo dos fluxos e processos de atendimento, incorporando inovações tecnológicas pertinentes.
  • Realizar monitoramentos periódicos nas unidades escolares, avaliando a efetividade da execução dos projetos de tecnologia e propondo novas estratégias.
  • Monitorar sistematicamente o desempenho dos atendimentos realizados, avaliando métricas e propondo capacitações, manuais e materiais orientativos.
  • Executar outras atividades relacionadas às suas competências para atender o interesse da Administração Pública quando solicitado.