Redação Paulista

Trata-se de uma plataforma de produção de redações via CMSP utilizada nas aulas de Língua Portuguesa – anos finais e Redação e Leitura – Ensino Médio.

Público-alvo

Língua Portuguesa (Professores e estudantes) – Anos Finais do Ensino Fundamental (Parcial e PEI) .

Redação e Leitura (Professores e estudantes)

Novo Ensino Médio (Parcial e PEI – Diurno e Noturno)

Novo Ensino Médio com habilitação profissional

Intencionalidade Pedagógica

Fortalecer a competência escrita de estudantes da rede do estado de São Paulo, através de uma plataforma que amplie as possibilidades de aprendizagem do(a) estudante durante o processo de escrita, bem como ampare e apoie a correção e devolutiva docente, gerando dados para uma intervenção direcionada e efetiva.

Principais recursos

  • Propostas de redação alinhadas ao Material Digital e ao Currículo Paulista;
  • 3 etapas de correção: a correção ortográfica automática, disponibilizada ao(à) estudante no momento da escrita; a sugestão de correção gerada por Inteligência Artificial, disponibilizada para o(a) professor(a) como apoio/complemento à sua correção; a correção final, realizada pelo(a) professor(a), incluindo nota por competência, nota final e comentários;
  • Geração de dados de engajamento e aprendizagem em tempo real, acompanhados pelo Power BI.

Integração à rotina escolar

Propostas de redação, critérios de correção, número mínimo de palavras são elaboradas pelas equipes curriculares, dessa forma, fortalecendo a integração à rotina escolar de acordo com o proposto no currículo de língua portuguesa.

Anos finais – Componente – Língua Portuguesa:

  • 6 aulas semanais de Língua Portuguesa;
  • Destas, ao menos 1 aula semanal dedicada à Redação e/ou Leitura.

Ensino Médio – Componente – Redação e Leitura:

Redação e Leitura – Ensino Médio (Parcial e PEI – Diurno)

  • 1ª à 3ª série: 2 aulas semanais de Redação e Leitura;

Redação e Leitura – Ensino Médio (Parcial – Noturno)

  • 1ª série: 1 aula semanal de Redação e Leitura;
  • 2ª e 3ª séries: 2 aulas semanais de Redação e Leitura.

Dúvidas pedagógicas:

  • Gêneros propostos;
  • Critérios de correção;
  • Propostas;
  • Número mínimo de palavras;
  •  Escopo sequência;
  • Outros

Encaminhar para: coped.decegep@educacao.sp.gov.br

Colocar no assunto: dúvida (exemplo: Gênero Proposto 6º ano_Março)