SEGRE – Serviço de Gestão da Rede Escolar

Chefe de Serviços de Gestão da Rede Escolar (SEGRE): Vanessa Rodrigues Cardoso Diniz

Telefone de contato: (18) 3226-3704

E-mail do setor: ppr.segre@educacao.sp.gov.b



Atribuições (De acordo com a Resolução SEDUC nº 108, de 28 de Julho de 2025)

Artigo 140 – Os Serviços de Gestão da Rede Escolar contam com Seção de Vida Escolar e Seção de Matrícula, vinculam-se à Coordenadoria de Planejamento da Rede Escolar e têm as seguintes competências:

  • I – orientar as unidades escolares da rede estadual e divulgar os processos relacionados à matrícula e vida escolar, conforme diretrizes e orientações da Subsecretaria de Planejamento de Rede Escolar;
  • II – dimensionar as necessidades de atendimento escolar e consolidar a demanda por vagas;
  • III – operacionalizar o processo de matrícula de estudantes na rede estadual, em articulação com Diretoria de Matrícula e Vida Escolar;
  • IV – prestar informações e orientações aos responsáveis sobre matrícula, transferências e outros eventos de vida escolar;
  • V – propor o plano de ampliação e construção de novas escolas;
  • VI – assistir os municípios participantes do programa de municipalização do ensino;
  • VII – coordenar e orientar as unidades escolares e os municípios sobre o processo censitário anual da educação básica – Censo Escolar;
  • VIII – operacionalizar a criação de escolas nos sistemas informatizados da Pasta;
  • IX – executar outras atividades relacionadas às suas competências quando solicitado.