Plataforma que contribui para o ensino e aprendizagem de pensamento computacional e desenvolvimento de habilidades digitais por meio da Programação. Programar é um dos caminhos mais completos para aprender e aperfeiçoar Pensamento Computacional, e por isso incluir o estudante no mundo digital voltado para programação, possibilita o desenvolvimento de habilidades importantes para todas as pessoas e para a vida, envolvendo a diversidade no mundo da tecnologia e no mundo.
Intencionalidade Pedagógica
Desenvolver competências como autonomia, colaboração, pensamento computacional e letramento digital através da programação. Possibilitar que alunos solucionem problemas complexos a partir do desenho de estratégias com base na linguagem algorítmica, reconhecendo padrões e condições, de forma criativa e envolvente.
Público-alvo
Professores com aula atribuída de Tecnologia e Inovação e Tecnologia e Robótica. Estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental Anos Finais à 3ª série do Ensino Médio, incluindo os estudantes do turno noturno (expansão).
Principais recursos
- Prática de atividades de programação, com interface e experiência amigáveis.
- Conteúdo completo dentro da plataforma.
- Apoio didático-metodológico ao professor, com planos de aula e recursos didáticos que viabilizem o ensino ativo e significativo de programação.
- Ferramentas para avaliação diagnóstica, formativa e somativa, visando uma constante compreensão dos níveis de aprendizagem dos estudantes.
O que a plataforma oferece:
Integração à rotina escolar
As aulas de programação acontecem no componente de Tecnologia e Inovação, para os Anos Finais do Ensino Fundamental. Já para o Ensino Médio temos o componente de Tecnologia e Robótica, para estudantes da 1ª série, as aulas ocorrem no Itinerário Formativo Global e para estudantes da 2ª e 3ª séries no Itinerário Formativo de Matemática e Ciências da natureza.
As dinâmicas de ensino-aprendizagem ocorrem na plataforma Alura, onde está o conteúdo, exercícios e proposta de projetos, e nos ambientes de programação como o Scratch, onde esses projetos são desenvolvidos. Os(as) estudantes são motivados a produzir sites, jogos e projetos artísticos digitais em diferentes linguagens.
Para apoiar professores durante este ano letivo preparamos um conjunto de materiais e ações formativas. Para orientá-la sobre a proposta pedagógica do componente, temos a ementa de Tecnologia e Inovação e Tecnologia e Robótica, disponível no Acervo Digital do CMSP: https://bit.ly/3wteqC0 . O escopo-sequência das aulas a serem trabalhadas na plataforma Alura, que será seu principal recurso didático este ano, está neste link: https://bit.ly/4a96wM5. No Acervo Digital também estão disponíveis para professores um conjunto de tutoriais sobre os principais recursos e funcionalidades da plataforma.
Por fim, pensando na formação continuada, a empresa Alura em parceria com a EFAPE produziu ATPCs que são disponibilizadas semanalmente no AVA-EFAPE. Essas ATPCs possuem o propósito de apoiar você na preparação das aulas da semana, na aprendizagem dos conteúdos práticos e conceituais do componente e no domínio da própria plataforma Alura. O link de acesso ao AVA-EFAPE é este:
https://avaefape2.educacao.sp.gov.br/
Sobre o papel do(a) professor(a) nas aulas com a Alura
Vemos o papel do(a) professor(a) de programação como o de mediador das diferentes experiências de aprendizagem presentes dentro e fora das plataformas. Por isso, é dever da SEDUC capacitar o(a) docente não apenas nos conhecimentos específicos do componente, mas também em práticas pedagógicas de ensino e avaliação que o condicionem a usar a nova ferramenta, planejar, executar e avaliar o desempenho de seus estudantes durante as aulas. Nesse sentido, a própria plataforma também desempenha um papel importante, pois, será a partir dela que as sequências de conteúdos e atividades serão apresentadas e praticadas em sala. É também por meio da plataforma que o(a) professor(a) poderá acompanhar todas as entregas e desempenho de suas turmas, inclusive, de cada estudante. Acreditamos que com o conjunto desses esforços, cada docente e estudante será acompanhado, permitindo que suas necessidades sejam endereçadas e atendidas. Assim, sugerimos a seguinte organização para uma boa prática docente:
Antes da aula
- Assistir as ATPCs referentes à aula que será ministrada na semana
- Estudar o material de apoio destinado aos professores sobre a aula, presente na plataforma Alura.
Durante a aula
- Mediar dinâmicas de reflexão e aquisição de conhecimento sobre as práticas e conteúdos proposto na sequência didática da plataforma
- Apoiar nas dúvidas sobre o conteúdo, a plataforma e o ambiente de programação
- Apoiar na identificação de estudantes com maiores dificuldades ou aptidões, direcionando-os para o conteúdo mais adequado às suas necessidades e jornadas de aprendizagem.
- Promover avaliações formativas a partir do acompanhamento dos projetos, e resolução dos exercícios. Pós-aula
- Estudar o painel de gestão para entender o engajamento da turma, ou de estudantes que demandam acompanhamento individual.
- A cada mês, avaliar um projeto entregue com base nas orientações presentes na próxima seção.
Avaliação
Para composição da nota de Tecnologia e Inovação e Tecnologia e robótica na frente Programação, o(a) professor(a) pode optar pela seguinte estratégia:
A nota na frente de Programação será sobre o desempenho nos projeto
entregues no bimestre;
- Para avaliar o desempenho: rubricas na plataforma Alura. Cada projeto possui rubrica específica.
- Composição da nota total na frente de programação: avaliação de dois projetos por bimestre, um para cada mês letivo.
- A escolha dos projetos a serem avaliados para composição da nota cabe ao(a) professor(a).
Centrais de suporte- Alura
Conte com o apoio da Alura para dúvidas de navegação na plataforma, pedidos de ajuda sobre funcionalidades ou sugestões de melhoria.
Quando usar: problemas com os planos de estudo, dúvidas de navegação na
plataforma, pedidos de ajuda sobre funcionalidades ou sugestões de melhoria
Link: https://suporte-alurastart.alura.com.br/support/solutions/72000351117
Whatsapp: +55 11 94942-1234
Telefone: 08005523000
E-mail: atendimento.alurastart@alura.com.br