LeiaSp

Plataforma    digital que     oferece          uma    série   de títulos para estudantes e professores, que podem ser acessados por meio dos Clubes de Leitura.

Intencionalidade pedagógica

Incentivar a leitura por fruição, bem como desenvolver as competências leitoras (compreensão da obra, análise crítica, reflexão e intervenção na realidade) dos estudantes da rede pública do Estado de São Paulo, por meio de uma biblioteca digital interativa.

Ofertar livros de gêneros e temáticas diversas, incluindo best-sellers e obras atrativas para o público-alvo, permitindo a livre escolha do estudante. Ao longo da leitura, introduzir recursos de avaliação para mensurar a compreensão, análise e reflexão sobre a obra lida, disponibilizando dados em tempo real para docentes, escola, diretoria e rede.

Público-alvo

Língua Portuguesa (Professores e estudantes) – Anos Finais do Ensino Fundamental (Parcial e PEI) .

Redação e Leitura (Professores e estudantes)

Novo Ensino Médio (Parcial e PEI – Diurno e Noturno)

Novo Ensino Médio com habilitação profissional

Principais recursos

• Acesso ilimitado a aproximadamente 100 títulos selecionados pela SEDUC, a partir de consulta à rede feita em 2022, via Sala de Leitura. O acervo é composto por biografias, quadrinhos, clássicos da literatura nacional e estrangeira, ficção e fantasia, projeto de vida e empreendedorismo, história da civilização e cultura, filosofia, dentre outros.
  • Atividades padronizadas ao longo da obra para assegurar a leitura atenta do(a) aluno(a), avaliando o desenvolvimento da competência leitora.
  • Clubes de leitura em que professores(as) podem acompanhar engajamento, títulos escolhidos pelos estudantes, questões respondidas, corretas ou incorretas.

Integração à rotina escolar

Língua Portuguesa – Anos Finais

• 6 aulas semanais de Língua Portuguesa;
  • Destas, ao menos 1 aula semanal dedicada à Redação e/ou Leitura.

Redação e Leitura – Ensino Médio (Parcial e PEI – Diurno)

• 1ª à 3ª série: 2 aulas semanais de Redação e Leitura;

Redação e Leitura – Ensino Médio (Parcial – Noturno)

• 1ª série: 1 aula semanal de Redação e Leitura;
  • 2ª e 3ª séries: 2 aulas semanais de Redação e Leitura.

Dúvidas técnicas:

• Acesso CMSP;
  • Professor sem turma;
  • Professor não consegue enviar/corrigir redação;
  • Aluno sem acesso/não consegue salvar/não consegue enviar redação; ➢

Central de Atendimento da SEDUC, através do telefone 0800 77 000 12 e do link: https://atendimento.educacao.sp.gov.br/

DADOS NECESSÁRIOS PARA ABERTURA DE CHAMADO:

Nome completo do estudante/RA (completo) / UE/Turma/ print da tela/descrever o problema.

Se for uma dúvida em relação a um determinado livro, indicar o nome do livro.

Nome completo do professor/RG/ UE/Turma/ print da tela/descrever o problema.